quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Orientações aos formandos de 2010

Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 2010.

Querido(a) aluno(a)

              Durante todo ano eu conversei com vocês sobre a importância de estarem se preparando para os concursos de acesso ao ensino médio. Alguns alunos se importaram, se preparam e conseguiram várias aprovações, outros não conseguiram, mas tiveram a aprendizagem dos concursos. Porém muitos não se preocuparam e perderam uma grande oportunidade.
              Você está indo para o ensino médio, uma fase importante da sua vida, não desperdice esta oportunidade. Encare esta fase como um pré-vestibular, você terá três anos para se preparar para os concursos vestibulares, se for sua intenção ter um curso superior. Se a sua intenção for ter um curso técnico, procure fazer cursos durante o ensino médio.
          Não se esqueça das Olimpíadas e da Copa do Mundo, por isso é necessário fazer um curso de idioma estrangeiro, para ampliar suas possibilidades de emprego.
              Vou dar algumas dicas importantes para orientá-lo nos próximos anos:

1) Se quiser fazer um curso técnico procure se informar nos sites abaixo, que oferecem cursos técnicos reconhecidos, sendo muitos gratuitos ou de baixo custo. Escolha a área que pretende atuar e o curso que você mais se identifica.
o   SENAI – www.firjan.org.br

o   SENAC – www.rj.senac.br

o   FAETEC – www.faetec.rj.gov.br

2) Se quiser fazer um curso superior procure se informar nos sites das universidades públicas do Rio de Janeiro. Entre em graduação, escolha a área e veja qual curso a universidade oferece e com qual você se identifica:

·        Universidade do Estado do Rio de Janeiro: http://www.uerj.br/
·        Universidade Estadual do Norte Fluminense: http://www.uenf.br/
·        Universidade Federal Fluminense: http://www.uff.br/
·        Universidade Federal do Rio de Janeiro: http://www.ufrj.br/
·        Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: http://www.ufrrj.br/
·        Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro:http://www.unirio.br/

3) Se quiser fazer um curso superior em uma instituição militar, deverá iniciar um curso preparatório o quanto antes, pois são os vestibulares mais concorridos e difíceis, mas vale muito a pena o esforço.

·        Oficial da Polícia Militar: www.vestibular.ufrj.gov.br / www.policiamilitar.rj.gov.br
·        Oficial do Corpo de Bombeiro: www.vestibular.ufrj.gov.br / www.defesacivil.rj.gov.br
·        Oficial da Marinha Mercante: www.ciaga.mar.mil.br / www.densm.mar.mil.br
·        Oficial da Aeronáltica: www.fab.mil.br
·        Oficial Engenheiro do Exército: www.ime.eb.br
·        Oficial do Exército: www.amam.ensino.eb.br


4) Fique atento ao ENEM, ao ProUni e a bolsas de estudos oferecidas pelo Ministério da Educação

·        www.mec.gov.br
·        www.portal.mec.gov.br


         5) Existem vários pré-vestibulares sociais no Rio de Janeiro, uma das opções é se inscrever no CEDERJ
·        www.pvs.cederj.edu.br

       6) Leia jornais e revistas como Época, Super Interessante e Galileu. Faça o Coquetel no Enem, é uma forma divertida e agradável de aprender conteúdos do vestibular, você poderá encontrar esse material em qualquer banca de jornal.

Bem, para que você consiga ingressar em uma dessas opções e ter sucesso, basta que você queira vencer e mantenha o foco. Tenha disciplina de estudo, aprenda a estudar, tenha os livros como fonte de informação e descobertas, vá além da sala de aula estudando em casa ou em bibliotecas, tenha seus professores como amigos e parceiro no seu processo de aprendizagem.
Não deixe para estudar no último ano, inicie logo em 2011 sua preparação. Preste bastante atenção às aulas, faça os exercícios do livro. Lembre-se: O livro é para ser usado pelo aluno, não use somente em sala de aula, use-o sempre!!
Não tenha medo de errar. Encare o erro como parte do processo de aprendizagem e continue tentando.
Ninguém pode aprender por você, por isso, esforce-se!!


 Desejo a você muitas felicidades e vitórias.

                        Parabéns pela formatura.



                                        Prof.:  Kátia Machinez  da Cunha
    
                                            

4 comentários:

  1. Boa noite!
    Estou pesquizando na internet informações do colegio Pedro II e encontrei o seu blogger, tenho um filho que completa 10 anos em 03/02/2011 e esta no 5º ano (antiga 4º série) e uma filha que completa 5 anos em 18/06/2011 no pre II, por gentileza poderia me orientar como inscrever eles para concursos?
    meu e-mail aline.correa@netservicos.com.br
    Obrigada,
    Aline Correa.

    ResponderExcluir
  2. querida katia,não sei se foi obra do acaso encontrar o teu blog,mas por coinscidencia a encontrei, e creio que as suas dicas possam me ajudar.SOU sua aluna da faetec e vamos dizer que...nao sou muito fã da matemática,mas tenho que usa-la por toda a minha vida e inclusive na área que quero exercer.Pretendo sair da faetec assim que terminar o 9 ano,ainda estou no 8 ano,para isso terei de fazer uma prova para a escola politécnica de saúde joaquim venâncio,costuma ser bastante concorrido.Gostaria mesmo de saber e tirar essa minha duvida meio incerta,de que para ser boa profissional na area da biologia se estou indo por um bom caminho escolhendo essa escola.obrigada,andressa

    ResponderExcluir
  3. Oi Andressa,

    Desculpe a demora. Acho que se você quer uma boa formação na área de saúde e escolheu a EPSJV da FIOCRUZ está no caminho certo. A Faetec é uma escola técnica que tem por objetivo formar não de obra técnica para o Estado do Rio de Janeiro, e não para preparar para o vestibular. Já na FIOCRUZ o ensino é politécnico, eles têm uma excelente formação básica no turno da manhã e o técnico à tarde, os cursos têm orientação dos pesquisadores e os alunos são encaminhados para estágios em hospitais federais credenciados.
    A prova é bam concorrida, comece já sua preparação.
    Se quiser pode me procurar no Mauazinho toda segunda e sexta-feiras são os dias melhores para eu te orientar.
    Entre no site da Joaquim Venâncio e leia o edital antigo para saber tudo sobre o concurso e as matérias que precisa começar a estudar. Baixe provas anteriores, é uma excelente forma de preparação.
    Um abraço,
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Meu nome é Andressa e eu quero muito entrar na faetec,cefet ou pedro segundo,mais eu já estou no 1ano do ensino médio e quero saber se eu ainda tenho chances de entrar nessas escolas,e também queria saber como que eu faço prara fazer essas provas.

    ResponderExcluir