quarta-feira, 30 de março de 2011

Orientações de estudo para alunos e responsáveis

PROJETO ABRINDO HORIZONTES

“ O acesso a informação é o bem mais precioso que podemos dar, não só a nossos filhos, mas a toda sociedade” (Edson Celulari)                                    

Este projeto tem o objetivo de informar, orientar, despertar o interesse, incentivar, elevar a auto-estima, ensinar a aprender e preparar os alunos  a prestarem concursos para cursar o ensino médio em escolas públicas federais e para Escola Sesc de Ensino Médio. A maior preocupação deste projeto é a orientação, pois os alunos que terminam o ensino fundamental vão automaticamente para o ensino médio em escolas estaduais, outros vão para escolas particulares sacrificando a renda familiar. Em muitos casos os próprios alunos vão trabalhar para custear seus estudos achando que este é o melhor caminho para se obter uma boa formação. Muitos não sabem que existe a opção de estudar em excelentes escolas de ensino médio gratuitas, e que o acesso a estas escolas é através de concurso público.
 Este projeto vem sendo desenvolvido na Escola Municipal Presidente Médici desde  2004, por isso já temos a comprovação de que os alunos que se preocuparam em prestar concurso na 8ª série (9º ano) não temeram o vestibular nem outros concursos públicos. Eles iniciaram o Ensino Médio já com a visão de se preparar para o Vestibular e hoje estão nas universidades públicas (UNIRIO, UFF, UFRJ, UFRRJ) sem ter feito cursinho preparatório; em carreira militar e também na PUC com bolsa de 100%.  Comprovamos que os alunos que obtiveram sucesso tiveram apoio e incentivo de seus familiares, por isso, nosso principal apoiador neste projeto é a família.
  Quando seu filho(a) terminar o Ensino Fundamental  irá para o Ensino Médio. Ao final do ano ele(a) poderá escolher 5 escolas Estaduais sendo encaminhado para uma destas escolas pela Secretaria Estadual de Educação e/ou poderá prestar concurso público para entrar para FAETEC, PEDRO II, CEFET, CEFETQ, CTUR/RURAL, FIOCRUZ, CAP-UFRJ, COLÉGIO MILITAR ou  ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO.
              Para orientá-los melhor sobre as escolhas e a forma de preparação, sugiro que leia este comunicado juntamente com seu filho(a), pois se ele(a) desejar passar em concursos públicos precisará seguir alguns passos e ir além do que é ensinado em sala de aula.

Precisará compreender que:

1º - Não pode chegar atrasado ou faltar às aulas, pois isso fará com que ele fique “perdido” na matéria causando dificuldades para compreender novos conceitos;

- Durante a aula ele deve estar em silêncio prestando total atenção à explicação do professor, pois o conhecimento se processa no cérebro, havendo necessidade de disciplina, concentração e participação efetiva durante as aulas;

- É primordial a realização dos exercícios propostos, pois estes são para aprender e ampliar o conhecimento. A prática é importantíssima para o aprendizado e memorização, portanto, não aceite quando ele disser que não o fez porque não sabe. Exercício é para aprender, não precisa acertar, mas sim, fazer; só assim surgirão dúvidas. Vale ressaltar que dúvida é algo positivo, significando que a pessoa está raciocinando sobre o assunto, logo estará em processo de aprendizagem. Quem não faz os exercícios não aprende direito. No máximo entende e depois esquece.

- Em casa, é necessário um horário diário de estudo, para reforço do conteúdo e fixação do aprendizado. O tempo de aula é pouco, é necessário que ele disponha de mais horários de estudos. Refazendo os exercícios de aula e fazendo novos exercícios para ampliar o conhecimento. Monte um cronograma e organize os horários para aproveitar todo tempo possível para estudar;

 - Deverá aprender a usar os livros didáticos. Os livros são "os professores que você leva para casa e pode usá-lo a hora que quiser". Leia as explicações, tente entender os exemplos, faça os exercícios propostos e verifique as resposta no final, se estiverem certos saberá que está começando a entender, se estiverem errados, volte e tente novamente, releia a teoria e os exemplos. Assim, havendo erro aprenderá, concertando-o e se tiver acertado sentirá o prazer pelo aprendizado, o que ativa o cérebro para fazer o registro automático de memória e dar motivação para novas aprendizagens. Quanto mais você aprender, mais sentirá vontade de buscar novos conhecimentos. Desta forma estará aprendendo a se tornar autônomo em relação à aprendizagem.

- Quando tiver dúvidas,  perguntar ao professor. Dúvidas acumuladas são como bolas de neve. É importante que você não tenha vergonha nem medo dos seus professores, a função deles é ajudá-lo no seu aprendizado, ensinar é o que mais motiva um professor. Tenha seus professores como parceiros no seu processo de aprendizagem.

7º - Precisará fazer reforço – sabendo do conteúdo que cai nos concurso através dos Programas das Provas, busque estes conteúdos, em livros, listas de exercícios, apostilas e principalmente provas de concursos anteriores, que poderão ser retiradas nos sites das escolas que ele escolher.
Nos sites das escolas são disponibilizados os Programas das Provas, Editais e Provas de concursos anteriores. Nos editais e nos programas o candidato poderá saber os conteúdos cobrados para ir estudando. Também é importante fazer provas anteriores, pois é uma excelente forma de preparação.
Sabe-se que a internet toma muito tempo dos jovens, por isso, é preciso usar o computador para o que realmente importa no momento;  que é entrar nos sites das escolas para se informar sobre o período de inscrição, para copiar os conteúdos e as provas anteriores imprimir e começar a estudar. Também é motivador conhecer grupos de alunos e as escolas através de vídeos postados na internet e comunidades, por isso, não deixe de entrar nos sites das escolas para conhecê-las e poder tomar uma decisão acertada na hora da escolha.
Em algumas escolas a metade (50%) das vagas são reservadas para alunos de escolas públicas, tornando os concursos mais justos e possibilitando o maior ingresso de bons alunos oriundos das escolas municipais. É uma oportunidade imperdível para alunos de escolas públicas, que já começam se derrotando achando que não vão passar.
Não esqueça que é necessário providenciar o CPF e a Carteira de Identidade do candidato com antecedência. Algumas inscrições começam a partir de maio, por isso é preciso estar atento também ao período de pedido de isenção da taxa de inscrição (para quem não pode pagar) e/ou se preparar antecipadamente para pagar as taxas, reservando uma certa quantia mensalmente.
Para os alunos que tem ou terão mais de 17 anos em 2012, poderão concorrer às vagas do PROEJA (Educação de Jovens e Adultos) na CEFET e no Pedro II. É uma excelente formação técnica de nível Federal em horário noturno, o que possibilita que esse aluno possa trabalhar, estagiar ou fazer cursos durante o dia.
Para passar será necessário que o aluno tenha força de vontade, disciplina e dedicação!!

“ Pobreza é a falta de oportunidade do ser humano desenvolver seu potencial.” (Jorge Amado)


RELAÇÃO DAS PRINCIPAIS ESCOLAS PÚBLICAS DO RJ


·         ESCOLA SESC DE ENSINO MÉDIO – Escola residência (vagas para todo Brasil)
Av. Ayrton Senna, 5677 – Jacarepaguá Tel.: 3214-7404
Curso: Ensino Médio regular Integral


·         CEFET ( Centro Federal de Educação Tecnológica)
Rua General Canabarro, 681-  Maracanã – Tel. 2569-3022 / 2204-0978
            Estrada de Adrianópolis, 1317 – Santa Rita – Nova Iguaçu – Tel: 2568-8890 /2568-2973
            Rua Miguel Angelo, 96 – Maria da Graça 
                        www.exatuspr.com.br / WWW.cefet-rj.br
           Cursos: Edificações, Estradas, Meteorologia, Eletônica, Eletrotécnica, Mecânica, Informática,   
                        Segurança no Trabalho, Administração, Turismo e Entretenimente, Telecominicações,  
                        Automobilismo, Informática Industrial, Informática e Enfermagem.

·         CEFETEQ - Centro Federal de Educação Tecnológica de Química
                        Rua Senador Furtado, 121/125 – Maracanã – Tel. 2596-4618 / 2596-1771
                        Rua Lúcio Tavares, 1045 – Nilópolis – Tel.2691-4499 / 2691-2212
            www.ifrj.edu.br 
            PROEJA (modalidade Jovens e adultos) é oferecida para alunos com mais de 17 anos.  
            Cursos:  Química Industrial, Biotecnologia, Controle Ambiental, Laboratório de Farmácias, 
                         Meio Ambiente, Alimentos e outros.

·         COLÉGIO PEDRO II
Rua Bernardo de Vasconcelos, 941 – Realengo – Tel.: 3159-9832
Rua Barão do Bom Retiro, 726 – Engenho Novo – Tel 2501-4084
Rua Campo de São Cristóvão, 177 – São Cristóvão – Tel 2580-7775
Rua São Francisco Xavier, 204 – Tijuca – Tel 3872-2230
Av. Marechal Floriano, 80 – Centro – Tel 3213-3100
Rua Humaitá, 80 – Humaitá – Tel 2537-4012
     Vagas: C.A (sorteio); 5ª série, Ensino Médio Regular ou Integrado (informática e
                  Meio Ambiente) e PROEJA (noturno)
      
·         ESCOLA POLITÉCNICA JOAQUIM VENÂNCIO - FIOCRUZ
                        Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Tel: 2598-4407/2598-4242/ 3865-9805
                        WWW.processoseletivo.epsjv.fiocruz.br /   www.epsjv.fiocruz.br
                       Cursos: Análises Clínicas, Gerência de Saúde e Vigilância em Saúde

·         ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE RURAL– UFRRJ
                   Av. Rio Santos, km 47 - Seropédica   Tel:(21)2682-1004 / Fax(21)2682-1210
                         WWW.ctur.ufrrj.br/   
                        Cursos: Técnico em Hospedagem, Técnico em Agroecologia e Ensino Médio regular.
                  
·         COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA  UFRJ
                        Rua J.J.Ceabra, s/nº- Lagoa – Tel: 2294-6597 /  2511-5382/ 2562-2010
                        Vagas: C.A (sorteio); 5ª série e Ensino Médio (concurso)
                        www.cap.ufrj.br

·         COLÉGIO MILITAR DO RIO DE JANEIRO
           Rua São Francisco Xavier, 267 - Maracanã
          Tel: 2567-5668 / 2567-5760 / 2569-3767  - Fax 2568-9222
           WWW.cmrj.ensino.eb.br



  •          ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DA FAETEC

A FAETEC tem por objetivo formar mão de obra técnica para suprir a necessidade do Estado do Rio de Janeiro. Você precisará escolher o curso e a escola para qual prestará concurso, veja a relação de algumas, existem outras em todo estado do RJ.
Além dos cursos técnicos a Faetec possui vários cursos livres, Creches, Escolas de Música, Ensino Fundamental, pós-médio, Superior e outros. 


      * Oscar Tenório: R. Xavier Curado, s/n – Marechal Hermes -2450-2154
         Cursos: Administração, Contabilidade e Patologia.

      * Visconde de Mauá:R. João Vicente, 1775 – Marechal Hermes –    Tel: 3350-7188
         Cursos: Eletromecânica, Eletrônica, Eletrotécnica e  Mecânica.

      * República – R. Clarimundo de Melo, 647 – Quintino – Tel: 2596-3194
        Cursos: Eletrônica, Enfermagem, Informática, Mecânica e Telecomunicações.

      * Instituto de Educação: R: Mariz e Barros, 273 – Pça da Bandeira – Tel: 2569-4073 - 
        Cursos: Formação Geral, Informática.

      * Adolfo Bloch – R. Bartolomeu de Gusmão, 850 – São Cristóvão –    Tel: 2569-4737 / 2567-5818    
        Cursos: Empreendimentos, Eventos, Propaganda,  Sonoplastia, Dsing Gráfico, Edição e
                      Gerenciamento de Informações.

      * Ferreira Viana–.General Canabarro, 291–Maracanã –Tel.2569-0224 / 2569-6927  
      Cursos: Edificações, Eletrotécnica, Telecomunicações

      * Juscelino Kubitschek – R. Jornalista Antonio de Freitas, 75 - Jardim América – Tel: 2471-4834   
      Cursos: Administração, Eletrotécnica, Patologia, Turismo.

      * Santa Cruz: Largo do Bodegão, 46 – Santa Cruz –  Tel: 3395-0084
         Cursos: Eletromecânica, Enfermagem, Informática e Segurança do Trabalho.
 
      * Henrique Lages: R. Guimarães, 182 – Barreto – Niteroi -Tel: 2622-3411
         Cursos: Edificações, Eletrotécnica, Eletrônica, Estruturas  Navais,Máquinas Navais.
         
    * João L. do Nascimento: R. Luiz de Lima, 272 – Centro Nova Iguaçu – RJ - Tel:    2667-3165     
        Cursos: Administração, Edificações, Eletrônica e  Eletrotécnica.


           Qualquer informação sobre a FAETEC: www.faetec.rj.gov.br  ou 0800-2828585


                                                             ESCOLAS MILITARES

Estas escolas possuem concursos diferenciado, se o aluno desejar ingressar em uma carreira militar deverá iniciar sua preparação com, no mínimo, um ano de antecedência. A preparação deverá ser específica para a escola que escolher. 

  • Etam – Escola Técnica do Arsenal da MarinhaPara inscrever-se o candidato (ambos os sexos) deverá ter completado o 2º ano do ensino médio.
    Cursos: Estruturas Navais, Mecânica e Eletrotécnica. http://www.nce.ufrj.br/

  • Colégio NavalLocalizada em Angra dos Reis - Sexo masculino – idade 13 a 17 anos (cursando o  9º ano) - Informações. DEM – R. Visconde de Itaboraí, 69 – Centro –Tel. 3870-6006 http://www.mar.mil.br/

  • Escola Preparatória de Cadete do Ar – EPCARSexo masculino – idade 13 a 17 anos - (cursando o 9º ano) Localizada em Barbacena - MG
    Informações : III Comando Aéreo Regional (COMAR) http://www.fab.mil.br/
    Praça Marechal Âncora, 77 – Castelo – Tel: 2533-2181/3814-6026
    Tel (0xx32) 3339-4047 / 3339-4050
    www.barbacena.com.br/epcar e epcarcon@barbacena.com.br
  • Escola Preparatória de Cadetes do Exército – EsPCExTer completado o 2º ano do Ensino Médio
    Sexo masculino – idade 15 a 25 anos
    Av. Papa Pio XII, 350 Jardim Chapadão – Campinas http://www.espcex.unicamp.br/


  Também é importante conhecer e visitar o site do Ministério da Educação: www.mec.gov.br

As informações que estão disponibilizadas neste blog não encerram as opções, somente representam algumas possibilidades para alunos do Rio de Janeiro. No caso das escola Militares e da Escola Sesc de Ensino Médio para alunos de todo Brasil.

                                                                            Kátia Machinez da Cunha
                                                                          profkatia2007.blogspot.com


2 comentários:

  1. Professora Kátia,
    a idade para o CN e EPCAR mudou para 15 a 17 anos. Meu filho tem 13 anos, completa 14 em outubro, e, ao tentar fazer a inscrição, descobri que ele não tem idade.

    ResponderExcluir
  2. OI Edilio,
    Mudou por causa da lei de armamento. Meu aluno Alisson também ficou muito frustrado quando estava no 9º ano, mas acabou sendo vantajoso, pois ele teve mais tempo para estudar.
    Ele passou em 1º lugar para o Pedro II e foi aprovado em todos os concursos que fez, mas resolveu não cursar o 1º ano do ensino médio (já que teria que voltar) e se concentrou nos estudos,mesmo já estando bem preparado ele resolveu entrar num cursinho e se preparar mais ainda. Ele foi o 32º colocado na classificação de aprovação.
    Aproveite este período para que ele se prepare e veja se realmente quer a carreira militar.
    Boa Sorte!!!

    ResponderExcluir